Os Protestos do Dia 15 Estão Condenados a Falhar

Por: Michaell Lange

London, 11/03/15

No próximo dia 15 estão marcados protestos em todo o Brasil para pedir o impeachment da Presidente Dilma. Democraticamente, a única maneira de dar legitimidade a um processo de impedimento da presidente seria por meio do aval do povo que a elegeu ou seja, grandes demonstrações de Norte a Sul do Brasil. Mesmo assim, o processo não seria tão fácil quanto muitos pensam. Depois de um claro apoio popular, o congresso junto com o judiciário ainda teriam que levantar provas que incriminassem a presidente e tornasse o processo de impedimento constitucional. Mas não é da questão legal que eu quero tratar aqui nesta matéria. Como diz o titulo, os protestos não terão o efeito que os organizadores e outras camadas da população desejam e eu pretendo explicar brevemente porque.

Para quem acompanhou as campanhas eleitorais e o show de ódio e preconceito despejados nas redes sociais e outros meios de comunicação depois da noticia da reeleição da Dilma, sabe que grande parte desse pessoal faz parte da organização de muitos destes protestos que irão as ruas no dia 15. Por sinal, assim como nas eleições, estes mesmos organizadores cometeram erros primários na organização do chamado, grande protesto do dia 15. Assim que o governo Dilma começou a apresentar os cortes nos gastos públicos para os próximos anos, com elevação do preço dos combustíveis e energia, mudanças nas leis trabalhistas, cortes na educação e benefícios sociais além dos escândalos de corrupção na Petrobras e BNDES, a oposição teve uma grande chance de unir forças com uma grande e importante camada da população que até então apoiavam o PT. Ao invés disso, assistimos a uma chuva de publicações daquele mesmo pessoal que promoveu o show de ódio e preconceito nas redes sociais no pós-eleição, que desta vez escolheram rir e debochar do povo Brasileiros por terem votado na Dilma. Não faltou postagens com dizeres, “bem feito, votou na Dilma agora aguenta!” ou “votou na Dilma agora vai pastar por 4 anos para aprender a não ser burro”, isso sem citar as palavras de baixo calão usadas a vontade para ofender e denegrir pessoas que fizeram uma escolha democrática e que bem ou mal, escolheram o presidente do Brasil de forma legitima. Me pareceram felizes de ver o Brasileiro sofrendo e o Brasil sofrendo junto. Perderam a oportunidade de unir o povo Brasileiro em um só objetivo, acabar com a corrupção no Brasil. Preferiram manter seus interesses partidários aos interesses do Brasil. Definitivamente, não se misturam!

Obviamente, eu tenho certeza que grande parte das manifestações do dia 15 serão legitimas e terão sim os interesses do Brasil no coração, mas a oportunidade de unir o povo por um Brasil melhor foi propositadamente deixada de lado pela oposição que preferiu a continuidade de suas conhecidas políticas ofensivas e difamatórias contra aqueles que votaram contra.

Na continuação da corrente de erros da oposição, os continuos ataques ao PT e as pessoas que votaram no PT deixaram a clara impressão de que as manifestações do próximo final de semana não se tratam de um protesto contra a corrupção mas sim um novo ataque contra uma presidente que bem ou mal foi eleita democraticamente. A oposição falha terrivelmente na sua proposta de fazer uma grande manifestação contra o PT quando deveriam estar propondo uma manifestação contra a corrupção. Em quase 100% dos posts nas redes sociais referentes aos protestos do dia 15, a proposta é claramente uma convocação para os anti-petistas ou seja, um protesto e um ataque contra um único partido politico quando deveria ser uma manifestação contra a corrupção que envolve todos os partidos politicos. Ao optar por atacar a presidente e seu partido politico, a oposição abriu mão do apoio de mais de 100 milhões de Brasileiros que votaram na Dilma e pelos quais continuarão a apoia-la caso haja risco de um movimento minoritário e inconstitucional para tira-la do poder. Eu, que optei em não votar nestas eleições,  me vejo quase na obrigação de não fazer parte de nenhum movimento social no momento por conta da grandiosidade das evidencias que apontam as manifestações do dia 15 como um movimento parcial e partidarista contra uma presidente democraticamente eleita ao invés de um movimento de união do povo Brasileiro contra a corrupção no Brasil.

Durante os protestos da copa das confederações, eu e muitos dos meus amigos, mesmo morando a milhares de quilômetros do Brasil sentimos a necessidade de nos juntar a um movimento que claramente se mostrava imparcial e apartidario. O objetivo era o bem do Brasil e de todos os Brasileiros, ricos e pobres. Fizemos uma manifestação com mais de 5 mil pessoas em frente ao Parlamento Inglês em apoio ao nosso país. Dessa vez, a única vontade que sinto é a de escrever este artigo e demonstrar minha insatisfação pela forma irresponsável pela qual a oposição esta usando de um momento importante para história política e social do Brasil para tirar proveito sobre um povo que já não aguenta mais esse tipo de comportamento.

Somos um só povo Brasileiro. Meu conselho aos que irão as ruas no próximo dia 15 é, não seja partidarista, lute contra a corrupção incrustada em todos os níveis da política nacional. Não deixem que interesses partidaristas de pessoas que não se importam com o Brasil, usem do seu direito de manifestação para garantir um ganho politico pelo qual o Brasil não tera nenhum beneficio. Lembre-se que a Bandeira do Brasil não é vermelha, nem azul. Somos um só povo, cansado de ser roubado e negligenciado por inúmeros governos e partidos politicos cujo interesse sempre foi se manter no poder e garantir a continuidade dos seus próprios interesses ao invés dos interesses dos Brasileiros. A oportunidade de unir o Brasil já foi perdida, mas ainda há tempo para lutar contra o verdadeiro mau que condena milhares de Brasileiros a viver com medo e sem perspectivas. Um Brasil de todos é um Brasil sem corrupção!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s