Informação e Desinformação: Quem Fala a Verdade e Quem Propaga a Mentira?

Por: Michaell Lange

London, 09/03/15

Na era da informação todo cuidado é pouco com a desinformação. Desinformar com o intuito de influenciar as massas não é um fenômeno novo, o que é novo é o acesso das massas a meios de comunicação independente como as redes sociais. Mesmo assim, ninguém esta livre da informação fraudulenta e mal intencionada que visa influenciar a opinião e o modo de pensar das pessoas. Durante a campanha eleitoral fomos testemunhas de uma verdadeira tsunami de montagens e dizeres colados a fotos de famosos para que você confiasse e acreditasse se tratar de informação verdadeira. Mesmo depois das eleições essa tendência não parou e engloba não apenas política mas todos os assuntos imagináveis. É difícil ter sempre, 100% de certeza sobre alguma informação, mas ao mesmo tempo ninguém gosta de se passar por otário, pelo menos é assim que eu me sinto quando me pego, por acidente, divulgando informação não verdadeira. Na maioria dos casos basta uma simples pesquisa no google para se verificar a veracidade da informação. Normalmente quando um tópico é importante você percebera que várias agencias estarão dando cobertura ao assunto. Capa de revista falsa é amplamente usada para enganar leitores desavisados. Na dúvida, entre no site da revista em questão e verifique se a capa é realmente verdadeira. Lembre-se que um povo mal informado ou desinteressado em buscar a informação verdadeira pode pagar um preço alto pelo erro. A história de um país pode ser modificada caso seu povo tenha em seu poder uma informação falsa ou errada.

Esta semana dois casos de informação falsa ganharam impulso nas redes sociais e até mesmo a chamada grande mídia caiu no boato e isso prova o quão relativamente fácil é enganar as massas. Primeiro foi a história da amnésia do piloto da F1 Fernando Alonso que teria acordado depois de um sério acidente dizendo ser piloto de cart e que seu sonho era ser piloto da F1, algo que foi verdade em 1995. Porém, o próprio Alonso desmentiu a fraude e até brincou com a inocência das pessoas em compartilhar uma noticia sem se resguardar da sua veracidade. Logo em seguida veio a história de que o ator de Hollywood Jack Nicholson estaria com Alzheimer e nem sabia mais quem ele era. Varias agencias de noticia conhecidas nacionalmente deram a noticia falsa antes de ser desmentida. Hoje, Marina Silva postou um gráfico em sua pagina do facebook com dados de crescimento de vários países do mundo comparando com o atual crescimento do Brasil. Marina disse que o governo Brasileiro continua a negar a crise o que é verdade, mas os dados colocados no gráfico estão errados e por isso fazem um desfavor a sociedade Brasileira tão necessitada por informações verdadeiras. No gráfico, Marina diz que o nível de crescimento da China é de 14,7%, uma grande inverdade já que o atual crescimento previsto pelo próprio governo Chines para 2015 é de 7%. Segundo Marina os EUA cresce a 6.1% quando na verdade os EUA acaba de apresentar um record de crescimento para a década de apenas 3.2%. Estas são informações publicadas por agencias dos governos citados acima e por agencias de noticia como a Reuters ou seja, informação facilmente encontrada na internet. Porém, o Brasileiro acredita que pessoas como Marina seriam incapazes de postar dados falsos e acabam por acreditar cegamente numa informação que na verdade não é verdadeira. Assim como no caso do gráfico da Marina, devemos tomar cuidado com informações postadas de qualquer fonte. Não podemos confiar cegamente apenas porque a fonte é reconhecida. É extremamente importante que tenhamos posse de informações verdadeiras para que as conclusões e consequentemente nossas decisões sejam tomadas com base em algo verdadeiro e não sejamos vitimas de boatos mal intencionados.

Desinformação é uma arma poderosa usada para fazer você fazer escolhas que você não faria caso soubesse da verdadeira. O Brasil vive um momento importante na sua história social e política e há muitos interesses em jogo. Por isso você deve ter sempre em mente a importância de estar fazendo a coisa certa para você e para o seu país e não trabalhar a favor de pessoas que na verdade não querem o bem do Brasil. Não se deixe enganar por boatos promovidos seja pelo governo ou pela oposição. Pense, reflita, busque as respostas a sua volta, acredite nas condições que você esta vivendo, observe se estão mais fáceis ou mais difíceis. Observe a situação de seus amigos, parentes e da comunidade em que você vive. Não deixe que outras pessoas façam você sentir que as coisas estão piores quando na verdade você esta vivendo melhor, ou façam você pensar que as coisas estão melhores quando na verdade estão piores. Seja dono absoluto das suas idéias e conclusões e não permita que falsas informações promovidas nas redes sociais e agencias de noticias de radio e TV mude a sua percepção e a sua maneira de ver os acontecimentos a sua volta. Seja um verdadeiro cidadão e recuse-se a ser parte da massa de manobra usado por terceiros para o beneficio único e exclusivo de terceiros. Não compartilhe publicações que você não tem certeza de sua veracidade. O Brasil precisa da verdade. Não compartilhe mentiras ou noticias falsas. O Brasil e os verdadeiros Brasileiros agradecem!

fontes

https://www.facebook.com/marinasilva.oficial

http://www.reuters.com/article/2015/02/11/us-economy-poll-usa-iduskbn0lf1m620150211

http://www.reuters.com/article/2015/01/28/us-china-economy-targets-idUSKBN0L10MO20150128

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s