A DEMOCRACIA BRASILEIRA É UMA CRIANÇA

Por: Michaell Lange,

Londres, 26/06/19 –

A Democracia Brasileira é apenas uma criança. Uma criança inocente, que ainda não entende direito sua própria importância para o presente e para o futuro do Brasil. Justamente por ser uma criança, a Democracia Brasileira, sofre abusos, negligências e maus tratos. Nossa Democracia sobre abusos, por pessoas e instituições que se aproveitam da sua inocência. Sofre negligência, por autoridades arrogantes, e por ignorância da sua importância e atribuições. Sofre maus tratos, por pessoas e instituições que se beneficiam com a sua ausência. Mas nenhum destes problemas impede nossa Democracia de crescer. A única forma para impedir qualquer democracia de crescer, é o ato agressivo arbitrário da sua suspensão. Agressivo, porque assim como a vida para um ser humano, a democracia é o estado natural de uma sociedade livre. E por ser um estado natural, sua suspensão somente pode ser feita através de um ato agressivo, opressor e totalitário, como num golpe assassino que arbitrariamente, suspende a continuação da vida. E mesmo sob tal situação, como já observamos na história Brasileira, a opressão pode apenas impedi-la de continuar seu curso natural, por um determinado período de tempo.

A Democracia não é imune a tombos e tropeços. Assim como uma criança em desenvolvimento, a Democracia por vezes, irá sofrer acidentes. Por vezes, sua aparência será como a de alguém que sofrera um acidente de trânsito. Hematomas, cortes, arranhões e até fraturas, levarão tempo para cicatrizarem, mas elas sempre cicatrizam, e deixam a estrutura mais forte, mais robusta. Acidentes sempre ocorrerão, porque a vida e o desenvolvimento, são feitos de uma sequência de pequenos e grandes acidentes. Ninguém aprendeu a caminhar sem ralar os joelhos!

A importância da Democracia para uma sociedade, é a garantia de liberdade e de direitos, e a garantia de que todos os seus sócios, físicos ou jurídicos, tenham o mesmo tratamento perante a Lei. O oposto a democracia é a tirania, onde um único indivíduo é quem decide o destino de todos e de tudo que há na sociedade. A Democracia devolve o poder ao povo e restabelece a igualdade de direitos.

Mas, a Democracia não é um modelo perfeito. De fato, a Democracia é um sistema caótico sob a tutela da Lei. Na Coréia do Norte não há protestos, não há oposição, não há brigas, nem falta de acordo. Na Coreia do Norte, pode-se dizer que há ordem, mas não existe direitos. Na Democracia, da-se os mesmos direitos a 200 milhões de cidadãos que pensam de formas diferentes. O resultado é o caos, pois, todos tem o mesmo direito. Direito de protestar, de discordar, de opinar, de cobrar e se expressar. É o caos da Democracia, que nos dá o direito de contestar o governo e as instituições, sem ser perseguido por estes.

Tudo que o Brasil esta vivendo hoje é importante, e faz parte do desenvolvimento da nossa Democracia. É esse processo caótico, porém democrático e legítimo, que nos dá a possibilidade de questionar absolutamente tudo o que vem acontecendo no Brasil atualmente. É importante que as pessoas entendam que os acidentes democráticos são importantes para o desenvolvimento da Democracia. A aviação moderna só foi possível porque no passado, muitos morreram tentando aprender a voar. Não, que os acidentes tenham que ocorrer por obrigação, mas é a sua quase inevitabilidade, que se faz importante para que a nossa infantil Democracia, tenha a possibilidade de crescer e se tornar moderna, experiente, e madura. Para que possamos entender onde estamos nesse processo de desenvolvimento, é preciso entender primeiro, a nossa posição no contexto histórico desse processo.

No Reino Unido, esse processo teve inicio em 1215, com a assinatura da Magna Carta, pelo então Rei João da Inglaterra, que sob a iminência de uma rebelião popular, aprovou o documento que até hoje, é reconhecido como a primeira Constituição. No Brasil, partindo da sua independência em 1822, o Brasil é um país com apenas 197 anos de idade, e com uma democracia com pouco mais de 34 anos. Analisando desse ponto de vista, temos muitos motivos para nos orgulhar de todas as conquistas até aqui. Mas, é preciso continuarmos reconhecendo nossas responsabilidades sociais, para que a polarização política desse momento, não subestime a importância da nossa Democracia e da nossa Constituição Federal. O resto, vamos aprendendo pelo caminho…

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s