Ser Um Brasileiro De Verdade

By: Michaell Lange,

London, 18/12/15 –

No ultimo artigo deste blog denominado “Sera que somos realmente Brasileiros com muito orgulho e muito amor?”, meu principal argumento foi questionar se realmente somos o que costumamos dizer que somos, ou seja, Brasileiros de verdade.  Esta semana porem, alguns Brasileiros de verdade parecem ter dado a resposta aos meus questionamentos sobre nossa legitimidade sobre nossa verdadeira nacionalidade.

A 13 anos morando aqui na Europa, confesso estar sempre a procura de justificativas para sentir orgulho de ser Brasileiro e confesso que muitas vezes tive dificuldades para encontrar motivos. Nosso governo, nossa policia, nossa justiça, nossa saúde, educação e até nosso povo, não são, infelizmente, motivos de orgulho para sermos Brasileiros. Tudo bem, eu sei que muita gente vai encontrar razões para criticar minha postura falando aqui de fora, como se isso parecesse fácil. Mas, eu sou Brasileiro e me importo muito com a vida dos Brasileiros e reservo meu direito de criticar, as vezes veemente, minhas próprias raízes, minha própria gente, minha própria terra. Os motivos para não ter orgulho de ser Brasileiro são infinitamente e infelizmente, maiores do que os motivos para termos orgulho de ter nascido nessa terra de gigantes. Digo gigantes porque temos a maior floresta tropical do mundo, a maior reserva de água potável do mundo, um território de belezas naturais sem igual. Mas, por mais orgulho que isso nos traga devo dizer que somos os grandes responsáveis pela destruição de toda essa grandiosidade que o universo nos deu de presente. Mas também temos outros gigantes, que sem dúvidas temos todos os direitos para nos orgulhar. Escritores, romancistas, músicos, pensadores e esportistas que poderíamos passar dias falando sobre suas vidas, trabalhos e conquistas. Foram e são, Brasileiros de verdade, que trazem orgulho e nos dão esperança em meio a tanta turbulência e dificuldades vividas por milhões de Brasileiros todos os dias.

Esta semana alguns destes verdadeiros Brasileiros me fizeram pensar muito sobre como nossa sociedade poderia se beneficiar dos exemplos dados por estas pessoas que diariamente são o Brasil que todos nós sonhamos ser.

O tenista Gustavo Kuerten, que é um grande herói nacional e um Brasileiro de verdade dentro e fora das quadras, fez um apelo emocionado aos políticos Brasileiros esta semana ao receber o prêmio Adhemar Ferreira da Silva. “Eu clamo aos nossos representantes, a quem esta no governo do nosso país e todos do poder público, a quem comanda o nosso país, que olhem para dentro desta sala e vejam as pessoas que estão aqui e se espelhem. Por favor, sejam justos, sejam honestos, sejam Brasileiros de verdade. Esqueçam um pouco o partido, a panelinha, a própria pessoa e lutem pelo Brasil por favor”, disse o nosso Guga, contendo as lágrimas. O recado do tenista, apesar de ter sido direcionado aos políticos, deve ser recebido por cada Brasileiro que deseja um Brasil mais justo e honesto para todos. O Brasil do Guga existe porque ele adotou esse Brasil e faz dele um exercício diário de boas ações e boas atitudes. É importante nos questionarmos por que somos capazes de admirar tanto nossos talentosos Brasileiros e ao mesmo tempo sermos incapazes de seguir seus exemplos?

Ainda esta semana, outros dois super heróis do esporte Brasileiro deixaram sua marca e mostraram ao mundo a força e o poder de superação do povo Brasileiro. Adriano de Souza, o Mineirinho, e Gabriel Medina, fizeram história no surf mundial. Gabriel Medina que foi o primeiro campeão mundial de surf do Brasil no ano passado, inspirou o movimento que ficou conhecido no mundo do surf como o “Brazilian Storm” ou, a Tempestade Brasileira. De Souza, seguiu os passos de Medina e consagrou-se campeão mundial de surf além de garantir o titulo inédito do  Pipemaster, a etapa mais tradicional do surf mundial, ao vencer Gabriel Medina numa final 100% Brasileira no Hawaii, uma conquista também inédita. Com o segundo lugar no Pipemasters, Medina garantiu um outro titulo inédito para o surf Brasileiro, a Tríplice Coroa Havaiana de surf. A equipe Brasileira de surf ou, a família, como preferem ser conhecidos por causa da união entre os atletas, ganharam tudo esse ano. Além do campeonato mundial, fomos campeões da Tríplice Coroa Havaiana, campeões do Pipemasters, campeões da segunda divisão mundial de surf e o titulo de melhor novato do ano.  Adriano De Souza dedicou o titulo ao seu grande amigo Ricardo dos Santos, que foi covardemente assassinado a tiros por um Policial Militar embriagado em frente a sua casa na praia da Guarda do Embaú no verão passado. De Souza também dedicou a taça de campeão mundial a seu irmão mais velho, e disse emocionado logo após o titulo, que seu irmão lhe deu a primeira prancha de surf na qual pagou R$30 Reais, dinheiro que na época seu irmão não tinha. De Souza disse que aqueles R$30 Reais mudaram sua vida e graças aquela atitude do irmão, de Souza pode ganhar esse titulo mundial para o Brasil.

O que me impressiona na história destes atletas é sem dúvidas, a capacidade de superação das dificuldades. Esta Tempestade Brasileira no circuito mundial de surf não é o resultado de nenhum programa ou projeto esportivo promovido por alguma instituição do governo Brasileiro. Esta tempestade foi criada pela paixão e pela vontade de vencer destes Brasileiros. De Souza, ja teve um troféu e suas pranchas apreendidas pela alfandega Brasileira mais de uma vez, algo que nunca aconteceu em nenhum outro país estrangeiro por onde o atleta visitou. Mesmo assim, De Souza e os outros Brasileiros nunca deixaram de representar o Brasil no exterior da melhor forma possível. A bandeira Brasileira esta sempre no palanque de premiação junto aos atletas. Muitos deles correm o circuito sem patrocínios ou apoio. Seguem na pura raça de representar o Brasil e vencer por seu país. Mas por que não nos inspiramos mais nestes verdadeiros guerreiros para construirmos um Brasil de Medinas, De Souzas e Kuertens? Nossos atletas competem com atletas estrangeiros que crescem sem preocupação financeira além de receberem apoio físico e psicológico desde cedo. Mesmo assim, nossos atletas conseguem superar todas as dificuldade para levantar a bandeira do Brasil no topo do pódio.

Além dos atletas, o Brasil certamente tem milhares de outros Brasileiros de verdade que anonimamente fazem do Brasil um país mais justo e mais sério para todos. São professores, médicos e outros profissionais que dedicam suas vidas a fazer do Brasil um país melhor para se viver. Pessoalmente, tenho ao menos dois amigos que me inspiram por serem Brasileiros de verdade. Fernando Ziegler, o Tibí, e William Wollinger Brenuvida, são duas pessoas que vivem para fazer o bem da comunidade em que vivem. Além de salvarem vidas, inspiram crianças e adultos pelas atitudes e pelo trabalho que fazem por nossa comunidade. São eles ao meu ver, duas importantes instituições da nossa sociedade que junto a outros tantos anônimos espalhados pelo Brasil afora, multiplicam a grandiosidade do Brasil que todos os Brasileiros sonham em viver um dia.

Talvez o Brasileiro devesse seguir o conselho dado por Guga Kuerten e seguir os exemplos destes Brasileiros de verdade, e passarem a ser também, verdadeiramente Brasileiros com muito orgulho e muito amor. Mas, essa transformação não pode ocorrer em âmbito institucional, não temos tempo para esperar por um milagre no sistema de educação. Esta mudança precisa ocorrer no âmbito individual com a mudança de atitude de cada Brasileiro. Quem sabe assim, um dia poderemos ter um Brasil formado exclusivamente de Medinas, De Souzas e Kuertens e então, poderemos todos ter orgulho verdadeiro de sermos Brasileiros de verdade.

De Souza Campeão Mundial

Mensagem do Guga

 

One thought on “Ser Um Brasileiro De Verdade

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s