O Colapso do Preço Mundial do Petróleo e o Contínuo Aumento dos Preços dos Combustíveis no Brasil

Por: Michaell Lange

Londres, 18/12/14

O valor do barril de petróleo despencou ao menor preço desde 2009 e esta abaixo de $60 dólares. Os motivos dessa queda brusca tem razoes oficiais e extra-oficiais. Segundo os jornais e a mídia principal, a queda se deve a grande produção de petróleo nos países da OPEC contra uma redução do consumo mundial, sobre tudo pela desaceleração da economia Chinesa. Mas outros motivos também são especulados por especialistas que dizem tratar-se de uma possível retaliação dos países da OPEC – Organização dos países exportadores de petróleo, para inviabilizar a crescente exploração do chamado “shale gas” que põe pressão no mercado mundial do petróleo. Outra justificativa seria forçar o colapso da economia Russa que precisa que o preço do petróleo se mantenha no valor mínimo de $100 Dólares o barril para que as contas do país permaneçam equilibradas ( o preço atual esta abaixo de $60 Dólares). Mas tais especulações não explicam o risco do atual mercado petrolífero do Reino Unido que esta a beira de um colapso total também por conta do baixo preço do petróleo. Entre os principais perdedores da lista estão países como a Venezuela, Arabia Saudita e a Russia cujo o Rublo (moeda do país) desvalorizou 70% nos últimos 12 meses.

Aqui no Reino Unido a queda do preço mundial do petróleo repercutiu nos postos de combustíveis que inicialmente baixaram o preço da gasolina e do diesel de forma modesta mas, depois da intervenção do governo que acusou os postos de combustíveis de não baixarem os preços devidamente, o valor dos combustíveis estão agora com o menor valor dos últimos 5 anos.

A grande pergunta é: Por que o valor dos combustíveis não baixaram no Brasil? muito pelo contrario, não param de subir atingindo valor de R$ 3 Reais ou mais de Norte a Sul do País. A mídia no Brasil parece fazer silencio sobre o assunto e o povo acaba desenformado sobre o que esta acontecendo com o petróleo mundo afora. Os impostos cobrado pelo governo Brasileiro certamente não são justificativas para os altos preços. Aqui no Reino Unido de cada £1 libra gasto em combustível o governo Britânico cobra 56 centavos em impostos. Mesmo assim o preço do Diesel (que aqui não tem subsidio do governo como no Brasil) custava em Outubro passado por volta de £1,35 em media por litro. Hoje o valor médio esta em £1,19 ou seja, uma queda de 16 centavos por litro. No Brasil, além de sofrermos com os injustificáveis altos preços, sofremos ainda com a formação de cartel entre os postos de combustíveis, as adulterações ilegais e as fraudes nas bombas que injetam menos combustível que a quantidade indicada pela máquina. O impacto desse crime absurdo é a própria estagnação da nossa economia que depende fortemente do Diesel para escoação da produção e transporte de produtos que é feito na sua maioria, por meio rodoviário. Os injustificáveis altos preços dos combustíveis no Brasil num momento em que o preço mundial do petróleo vive uma de suas maiores baixas, faz com que os preços dos produtos vendidos no Brasil se mantenham em alta fazendo com que o consumidor perca poder de compra e consequentemente freiando o crescimento econômico.

Segundo os países da OPEC, o valor do barril do petróleo ainda chegara a $40 Dólares antes que volte a subir novamente na metade de 2015. Enquanto isso no Brasil, vivemos a exploração comandada pelos postos de combustíveis sem a devida intervenção do governo, da mídia e das instituições (civis) que parecem se fazer de cegos sobre o assunto. Enquanto os preços  dos combustíveis despencam na Europa e EUA seguindo a queda mundial no preço do petróleo, no Brasil vivemos o inverso. Pagamos cada vez mais caro por um produto que esta cada dia mais barrato no mercado mundial.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s