Uma Campanha Contra as Armas

Por: Michaell Lange

Londres, 30/11/14

Estamos vivendo mais uma onda de acontecimentos que infelizmente não são novidade na realidade de países cuja a cultura absorveu armas de fogo como algo normal mesmo sendo algo extremamente anormal. Em Agosto deste ano um adolescente de 18, chamado Michael Brown foi morto por um policial que despadrou 6 tiros certeiros incluindo dois na cabeça numa cidade dos EUA. Michael estava desarmado, num estado onde andar armado é legal. A uma semana atras uma criança de 12 anos com uma arma de brinquedo na mão foi morta também por policiais nos EUA. Tragédias como estas são frequentes e envolvem não apenas policiais, mas indivíduos de todas as classes da sociedade e os motivos vão além do racismo, do preconceito e injustiças. A grande maioria destas tragédias seriam evitadas se tirássemos as armas letais da equação. Em muitos estados dos EUA o uso e pórte de arma é legal e qualquer pessoa acima de 18 anos pode comprar uma sub-metralhadora sem qualquer problema. No Brasil, apesar de ilegal, não é tão divicil comprar uma arma no mercado negro. Mas há um lado ainda pior nessa cultura de armas aceita largamente tanto pelo governo quanto pela sociedade. Me parece um tanto absurdo que qualquer governo que seja contra o uso de armas e crie Leis contra o porte de armas, não apenas permite a fabricação de armas letais como também a fabricação e a comercialização de armas de brinquedo em todo o território nacional. Tão absurda quanto a atitude destes governos é a aceitação da sociedade com relação a comercialização de armas de brinquedo, incluindo algumas réplicas perfeitas que já foram usadas para cometer crimes como assaltos a banco. Qual o tipo de mensagem que estamos passando a uma geração de crianças que irão ganhar armas de brinquedo de presente neste Natal? Não seria irônico darmos uma arma de brinquedo a uma criança no dia do aniversario de uma pessoa que representa tanto a vida, o Amor e a Paz? Você já pensou por que você já deu ou pretende dar uma arma de brinquedo para o seu filho? O que há de sadio nas brincadeiras de tiroteio com armas de brinquedo entre crianças?

Devemos refletir e questionar sobre os porquês do governo proibir o porte de armas e permitir ao mesmo tempo, que armas de brinquedo e réplicas sejam produzidas e comercializadas no Brasil. Óras, se o uso de armas é algo abominável, por que permitimos que nossas crianças sejam capturadas pela cultura do uso de armas promovida por governos que não nos representam e por multinacionais que pouco se importam com o que nossas crianças brincam desde que os pais pagem o preço por tais brinquedos?

Como adultos, pais, tios, padrinhos, vovôs e vovós, parentes e amigos que somos, devemos aprender a pensar e refletir sobre o impacto que os presentes que desejamos dar as nossas crianças terão na sua formação como indivíduos e cidadãos que formarão nossa sociedade no futuro. Será que uma arma, seja ela de qualquer formato ou tamanho, algo importante que ajudará na formação de uma sociedade justa e pacifica no futuro? Pessoalmente acredito que não. E acredito que para o bem de todos aqueles que já foram vitimas ou que são potencialmente candidatos a vitimas, ou seja, todos nós, destas verdadeiras maquinas diabólicas que são as armas de fogo, devemos boicotar todos os brinquedos que de uma forma ou de outra incitam a violência. Somos tão rápidos para responder a qualquer apologia as drogas, mas somos tão apáticos e cúmplices na hora de reagir contra apologias a violência inclusive permitindo que nossas próprias crianças sejam facilmente capturadas por esse comercio imoral. Não seria uma hipocrisia ser contra a violência e dar uma arma de brinquedo a uma criança?

Enquanto governos irresponsáveis continuam a permitir que brinquedos como réplicas de armas de fogo sejam produzidas e comercializadas no Brasil, devemos pensar a respeito e debater com parentes e amigos a necessidade destes brinquedos na vida de nossas crianças. Talvez com a queda nas vendas destes brinquedos do mau, nossas autoridades abram os olhos e façam alguma coisa a esse respeito. Enquanto isso não acontece, faça você um favor a sociedade, não de armas de brinquedo de presente neste natal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s