Racismo volta a Ser Noticia Esta Semana

Por: Michaell Lange

Londres, 25/11/14

Mais uma vez a questão do racismo dominou os principais jornais do mundo. No Brasil, a apresentadora do canal de TV SBT, Neila Medeiros, deixou a audiência do jornal da manhã sem palavras ao dizer nesta segunda feira 24, um dia depois do feriado da consciência negra que reflete os mais de três séculos de escravidão no Brasil, “que hoje é dia de branco, dia de trabalhar”. O comentário teve repercussão nas redes sociais, mas Neila Medeiros manteve o emprego, coisa que não aconteceria na maioria dos países civilizados. O ato feio, e racista da apresentadora do SBT seguiu uma outra tragédia, desta vez nos EUA onde um menino negro de apenas 12 anos foi morto a tiros pela policia Americana num parque da cidade de Cliveland no Sábado 21, onde brincava com uma arma de brinquedo. Segundo a gravação do 911, número de emergência dos EUA, um homem pede que uma viatura da policia faça uma averiguação e repete duas vezes durante a chamada que tem quase certeza que a arma era de brinquedo e que o portador era uma criança, mas essa informação não foi passada para o policial que segundo testemunha, deu dois tiros fatais. Também segundo testemunha, o menino não fez ameaças verbais nem apontou o brinquedo na direção do policial. A morte de Tamir Rice trouxe de volta o debate sobre o grave problema do racismo nos EUA. A mídia Americana também foi criticada por usar uma terminologia inadequada se referindo ao menino como “young man”(jovem adulto) ao invés de “criança”. Protestos contra a morte do menino ganharam magnitude nacional. Ainda na Segunda Feira a justiça Americana disse que não indiciaria um outro policial pela morte de um outro jovem negro de 18 anos morto com seis tiros incluindo dois tiros na cabeça. O Adolescente Michael Brown estava desarmado quando foi morto na cidade de Fergunson em Agosto passado. A noticia fez com que os protestos contra a morte de Rice, se transformassem em riots e confrontação com a policia. O Presidente Barak Obama junto com outros lideres negros pediu calma a população mas na noite desta Segunda Feira vários carros foram queimados e varias lojas foram saqueadas. Mais de 80 pessoas foram presas no que esta sendo considerado um dos maiores ritos da historia Americana. O fato relembra os ritos em Londres que duraram uma semana em Agosto de 2011 depois que a policia matou um adolescente negro que também estava desarmado.

Segundo alguns especialistas, os protestos violentos não são uma surpresa, e culpam o sistema judiciário Americano de ignorar os problemas sociais do país onde as comunidades negras são negligenciadas pelo governo e autoridades do país. Nas redes sociais perguntam se caso o menino fosse branco o resultado teria sido o mesmo. Muitos acreditam que o policial não teria atirado caso o menino fosse branco. Uma outra questão levantada nas redes sociais é o fato de comunidades negras serem patrulhadas por policiais branco o que eleva o risco de confrontação racial segundo alguns internautas.

O problema no entanto não se limita a apenas alguns países. Este grave problema social vem sendo debatido desde o período escravista mas os resultados positivos são muito pequenos e se reflete na realidade das cadeias de hoje, onde os negros são maioria, como também nas profissões bem pagas em todo o mundo onde o negro é minoria. Um post nas redes sociais dizia hoje; “Se você negligenciar um determinado grupo de pessoas, logo você ouvira noticias deles”, se referindo aos protestos nos EUA. Fato é que o problema do racismo precisa ser resolvido, e ao que parece, todos os métodos implantados ate o momento tiveram poucos resultados positivos. O racismo parece ser um problema que não respeita as barreiras do desenvolvimento sócio-economico ja que atinge tanto países pobres como países desenvolvidos e continua sendo um dos grandes dilemas da humanidade. Nos resta a reflexão e a auto-analise sobre um tema que a séculos causa revolta e violência na sociedade humana.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s