Protestos de Estudantes em Londres

Por: Michaell Lange

Londres, 19/11/14

Um grupo de estudantes com estilo black-blocks causou tumulto e entrou em confronto com a policia hoje durante uma marcha de estudantes no centro de Londres. Ha dois pontos importantes no video da BBC abaixo (veja o link). Primeiro, o fato de que ha grupos violentos que se infiltram em protestos pacíficos em qualquer lugar do mundo. Isso porem, não tira a legitimidade do protesto. O segundo ponto é a forma como a policia Britânica se comporta nestes eventos sem o uso de bombas de gás, balas de borracha e uso excessivo de força. O uso desses, e de outros tipos de armamentos contra a população é considerado algo inaceitável na sociedade civil Britânica. Mesmo assim, quem precisou ser preso foi, e quem não foi preso na hora foi filmado para identificação posterior.

A diferença entre uma policia militar e uma policia civil também faz diferença aqui. O treinamento e a formação militar certamente sofre influencia do treinamento de guerra nos quais os soldados enfrentam um determinado inimigo ou seja, um inimigo que põe em risco a sociedade inteira. No Brasil ha situações de guerra, como no caso do narcotráfico, mas isso não justifica o uso da policia militar e táticas de guerra em todo o território Brasileiro e em qualquer situação incluindo na intervenção de protestos pacíficos. No treinamento das polícias civis como no caso da policia Britânica, o treinamento é completamente diferente já que a policia civil é um servidor publico e precisa zelar pelas Leis tal como qualquer outro cidadão. A diferença de desenvolvimento social e econômico não é relevante nesse caso especifico já que o grupo que aparece no video usa o mesmo grau de violência visto nos protestos dos black-block no Brasil. O que muda é o detalhe governamental e a estrutura social. No Brasil uma sociedade militarizada e pouco informada e no Reino Unido, uma sociedade civil com transparência e independência das instituições.

Os protestos de hoje são uma continuação de outros protestos que vem ocorrendo desde que o governo Britânico pôs fim aos financiamentos dos cursos Universitários na Inglaterra fazendo com que as anuidades triplicassem, passando de 3 para 9 mil Libras por ano. Na Escócia, país pertencente ao Reino Unido, todas as universidades são publicas sem qualquer custo imposto aos estudantes. Porem, se um estudante Inglês for estudar em uma Universidade Escocesa terá de pagar o valor dos cursos como na Inglaterra. Mas, se um aluno de qualquer pais da União Europeia for estudar na Escócia, este, não precisara pagar pelo curso. O governo Escocês explica que o parlamento Escocês gasta seu orçamento de acordo com o que eles julgam ser correto. Alem das Universidades publicas, na Escócia ninguém paga por medicamentos prescritos por médicos do serviço publico (NHS). A diferença entre o Governo Inglês e Escocês nestes casos são as prioridades, e são estas prioridades que os protestos como o de hoje estão tentando mudar.

Video da BBC

http://www.bbc.co.uk/news/education-30113313

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s